CEDUP-GV/EEB. ITAJUBÁ
CURSO: ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
PROFESSOR: VITOR MARCELO VIEIRA
PLANO DE ENSINO
1. EMENTA
Problematização e alguns conceitos, dinâmica e naturalização do sistema
capitalista. A relação entre indivíduo e sociedade. Marx, Durkheim e Weber:
vida, obra e teorias sociológicas clássicas sobre o Estado. O trabalho e as
sociedades humanas. A estrutura social e as desigualdades. Conceitos e o
surgimento da Sociologia, enquanto instrumento de observação da sociedade. A
transformação da Sociologia em ciência no século XIX.
A construção do estado capitalista liberal e o estado moderno. A luta
operária e as conquistas cidadãs. O conhecimento científico e as ciências
sociais. A epistemologia como processo crítico do pensamento científico e seus
desdobramentos nas análises sobre as sociedades. Os movimentos sociais
contemporâneos. Gênero, sexualidade e poder. Identidades sexuais e de gênero.
Masculinidades e feminilidades. Organização social e diferentes concepções de
família.
2. JUSTIFICATIVA
Abordar a ementa permite situar o estudante na perspectiva da construção
social do capitalismo e sua determinação e as formas históricas da concentração
do capital. O estudo dos autores clássicos é fundamental para o conhecimento
dos fundamentos da Ciência Política Moderna com influência direta nos autores
contemporâneos. Ao estudá-los o estudante adquire base teórica para entender e
interpretar melhor a sociedade capitalista ocidental e as questões do Estado e
sua relação com o Estado brasileiro.
3 OBJETIVO GERAL
- Possibilitar ao estudante de ciências sociais um aprofundamento de
temas e conceitos à respeito da dinâmica expansiva do capital e a relação entre
sociedade e indivíduo.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1º Anos
1º Bimestre
- Expor o contexto do surgimento da Sociologia;
- A produção social do conhecimento;
- Conceitos sobre o capitalismo nas suas origens e na contemporaneidade:
- A sociedade dos indivíduos;
2º Bimestre
- A relação entre sociedade e indivíduo;
- Os clássicos da Sociologia: Karl Marx e as classes sociais; Émile
Durkheim e as instituições e o indivíduo; Max Weber e a ação social;
3º Bimestre
- Norbert Elias e a sociedade dos indivíduos;
- O trabalho e as sociedades humanas;
4º Bimestre
- A estrutura social e as desigualdades;
- As desigualdades sociais no Brasil:
2º Anos
1º Bimestre
- O trabalho nas diferentes sociedades;
- Escravidão e servidão
- Trabalho e tempo livre
2º Bimestre
- O trabalho na sociedade moderna capitalista;
- A organização do trabalho no século XX: taylorismo, fordismo e toyotismo.
- A sociedade salarial está no fim?
3º Bimestre
- A questão do trabalho no Brasil;
- As primeiras décadas depois da escravidão.
4º Bimestre
-As desigualdades sociais no Brasil;
- Formação das classes sociais
- “Mercado de trabalho” e condições de vida
3º Anos
1º Bimestre
- O Estado Moderno e a construção do estado liberal;
- As teorias sociológicas clássicas sobre o Estado.
2º Bimestre
- Poder, política e Estado no Brasil;
- A democracia no Brasil.
3° Bimestre
- Direito, cidadania e movimentos sociais;
- A cultura enquanto significado e o etnocentrismo;
- A dominação pela ideologia.
4º Bimestre
- Os clássicos da Sociologia e a mudança;
- Augusto Comte e o Positivismo;
- Marx e a crítica à economia política.
5. METODOLOGIA
Aulas expositivas e dialogadas; encaminhamento de pesquisas empíricas
Seminários com leitura prévia dos textos; exibição de filmes relacionados à temática.
Seminários com leitura prévia dos textos; exibição de filmes relacionados à temática.
6 AVALIAÇÃO
A avaliação é um momento importante do processo ensino-aprendizagem.
Formalmente, consistirá em quantitativa e qualitativa. A qualitativa levará em
conta a leitura e discussão dos textos, assiduidade, participação nos
encaminhamentos propostos. A quantitativa consistirá em trabalho (resenhas,
sínteses, pesquisas, apresentação de texto por grupo de estudantes, etc.), e
uma prova sem consulta.
7 REFERÊNCIAS
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de JANEIRO: Jorge Zahar Editor, 2001.
BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de JANEIRO: Jorge Zahar Editor, 2001.
BORDIEU, Pierre. Escritos de Educação: seleção,
organização, introdução e notas de Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani. Petrópolis:
Vozes, 1998.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de
Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1994.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: formação do
Estado e civilização. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor, 1993.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o capital-imperialismo:
Teoria e História. Rio de Janeiro. Ed. UFRJ/Ed. EPSJV-Fiocruz, 2010.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia? São Paulo, SP.
Brasiliense, 1994.
SENNET, Richard. O Declínio do Homem Público: as
tiranias da intimidade. Tradução Lygia Araújo Watanabe. São Paulo: Companhia
das Letras, 1998.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São
Paulo: Saraiva, 2010
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