segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA

A Sociologia constituiu-se muito recentemente como um campo específico de
estudos. Foi durante o século XIX que a preocupação de determinados pensadores
e investigadores sociais deu origem à ciência da sociedade, Isto é, a um novo campo
do saber voltado para a compreensão da vida do ser humano em grupo e para as
regras e fundamentos das sociedades.


A estruturação da Sociologia como ciência da sociedade somente aconteceu com o
desenvolvimento da razão, da ciência e da sociedade industrial. Era necessário,
naquele momento, desenvolver um conjunto de explicações racionais e científicas,
fruto da investigação empírica metódica, que conseguisse definir, analisar e, talvez,
prever e controlar os novos fenômenos sociais que apontavam para uma nova
sociedade – a sociedade industrial estruturada em classes sociais. Era necessário,
também, para melhor entender a complexidade da vida moderna, marcar as
fronteiras entre conhecimento sociológico e senso comum, isto é, estabelecer os
limites entre a ciência social emergente e outros tipos de conhecimento baseados
em opiniões, na tradição e no costume, nos preceitos religiosos etc.

Durkheim, Weber e Marx, os assim chamados clássicos da Sociologia,
preocuparam-se o tempo todo com a elaboração de métodos e técnicas de pesquisa
social, que lhes permitissem entender e explicar a realidade social. Ao mesmo
tempo, procuraram estabelecer alguns dos conceitos básicos do conhecimento
sociológico de sua época, tais como os conceitos de fato social, de ação social e de
classe social.

As grandes transformações sociais–políticas–culturais ocorridas no século XX,
frutos do desenvolvimento econômico acelerado, exigiram dos cientistas sociais a
formulação de novas teorias, novos conceitos e novas categorias de análise, na
tentativa de explicar a complexidade, as riquezas e as misérias da vida em
sociedade.

A sociologia contemporânea está, atualmente, muito empenhada em oferecer,
tanto ao estudioso, quanto ao estudante, a melhor compreensão possível das
estruturas sociais, do papel do indivíduo na sociedade e da dinâmica social, isto
é, das possibilidades reais de transformação social, na procura de uma sociedade
mais justa e solidária.

Dessa forma, um dos conceitos estruturadores da Sociologia atual é o de
cidadania. Para a elaboração desse conceito é fundamental uma pesquisa que
considere as relações entre indivíduo e sociedade; as instituições sociais e o
processo de socialização; a definição de sistemas sociais; a importância da
participação política de indivíduos e grupos; os sistemas de poder e os regimes
políticos; as formas do Estado; a democracia; os direitos dos cidadãos; os
movimentos sociais, entre outros princípios.


A participação política do cidadão e dos grupos acontece no interior de
sociedades organizadas. Um dos elementos estruturantes do social é o
econômico. Portanto, outro conceito fundamental do conhecimento sociológico
é o de trabalho.

Os fundamentos econômicos da sociedade; os modos de produção; a produção
e o consumo; a mercadoria; o capital; a exploração e o lucro; as desigualdades
sociais; a estratificação social; as classes sociais; o desenvolvimento e a pobreza;
a tecnologia; o emprego e o desemprego; os países ricos e os países pobres; a
globalização etc., constituem alguns dos conceitos associados ao trabalho. É
perfeitamente possível a montagem de um curso anual de Sociologia tendo o
trabalho como conceito gerador das atividades pedagógicas.

Os produtos do trabalho humano geram outro conceito fundamental da
Sociologia: o de cultura. O conceito de cultura lembra identidade cultural;
diversidades culturais; ideologia e alienação; indústria cultural e meios de
comunicação de massa; cultura popular e cultura erudita; tradição e renovação
cultural; contracultura; cultura e educação etc. O conceito de cultura permite
uma série de atividades escolares voltadas para a análise do cotidiano. O aluno
pode trazer, da comunidade para dentro da Escola, diversas manifestações
culturais com as quais se identifica. O uso de recursos audiovisuais também é
facilitado, porque a televisão e o cinema deverão ser, sem dúvida, objetos de

análise e de debates em sala de aula.



REFERÊNCIA: Orientações Educacionais Complementares aos P a r â m e t r o s C u r r i c u l a r e s N a c i o n a i s. Os conceitos estruturadores da Sociologia, p. 87-88.



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