sábado, 10 de maio de 2014

A "VERDADE"

Além da realidade é buscar incessantemente o conhecimento, pois está até na Bíblia: Deus gosta do homem de ciência. A investigação histórica, sociológica, pode trazer algo próximo da verdade. Sim, algo próximo, porque a verdade é subjetiva. Pegunto então: o que será a verdade?

PRIMEIRO CONHECE A TI MESMO

Nenhum ser humano tem o direito de julgar o outro ser humano. O julgamento é humano, portanto pode haver muitos erros. O que as outras pessoas pensam a seu respeito, não interessa. Como dizia o filósofo Sócrates, primeiro de tudo conheça-te a ti mesmo.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

O SISTEMA É EXPANSIVO

O sistema capitalista é expansivo e sem limites. Tem uma lógica inerente e seus mecanismos por sua própria "natureza", não pode ser diferente, carregando uma duplicidade: quando expande ataca o meio ambiente, quando entra em crise, demite os trabalhadores. Para transformação, precisa-se começar pela transformação dos desejos e o consumismo precisa diminuir, pois ele avança vorazmente tendo um objetivo bem definido: o lucro acima de tudo.


FORMAR PARA O "MERCADO DE TRABALHO" OU FORMAR PARA CIDADANIA?

Muito se houve em formar as crianças e jovens para o tal de "mercado de trabalho". Fala-se dele como se fosse um ser vivo. Expressões como "o mercado está nervoso" ou o "mercado está em alta", torna-o quase um ser vivo. A educação não deve servir para adaptar os jovens ao sistema e sim toná-los libertos, pensantes, sujeitos cidadãos com possibilidade de transformar o mundo, para que ele seja mais justo para todos. Como diria Pierre Bourdieu, a escola deve ser uma bolha que joga para a sociedade alternativas e transformações para um mundo mais justo e sobretudo humano.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

BAGAGEM MESMO É LER OS CLÁSSICOS


Leia fundamentalmente os clássicos da literatura mundial, da Sociologia e da História, falou?




quarta-feira, 7 de maio de 2014

O JOVEM MARX

Sobre Marx e o capitalismo leia no link a seguir: http://abr.ai/1ijAQlM

UMA NOBRE PROFISSÃO

Investir na educação é investir nas pessoas, pois são os professores que fazem a educação, portanto valorize.